Reflexão sobre a Felicidade
Vivemos para sermos felizes. Buscamos um contentamento na alma que não vem de coisas, não pode ser encontrado em outro lugar além de nós mesmos, é um estado interno de sentimento.
A felicidade genuína vai além do que se pode comprar ou receber de alguém, ela vem do que é essencial, de nossos valores e princípios.
O nosso descontentamento e insatisfação estão diretamente ligados às nossas expectativas; mais precisamente a quando as mesmas não são correspondidas.
Querer algo é muito bom, sonhar, planejar; contudo, não podemos projetar no outro as nossas esperanças e depois culpá-lo por ser “diferente” do que imaginamos.
Podemos dividir a felicidade em três tipos:
1º Vida Agradável – esta felicidade vem de fora e é passageira. Quando o meio externo nos faz felizes perdemos o controle de tal felicidade e ficamos a um passo da ansiedade, do medo, da insegurança e incerteza. Muitas vezes perdemos oportunidades, ironicamente, pelo medo de perder. Preferimos nos agarrar ao status quo e a ilusão de estar no controle, aproveitando o momento e desejando que ele dure para sempre.
2º Vida Engajada – neste estado há comprometimento, entrega ao que se faz; a felicidade passa a ser uma escolha e está dentro de nós. É quando entendemos que podemos ser felizes mesmo com um dia chuvoso ou com um pneu furado em uma tarde de domingo, pois o importante não é o que nos acontece e sim como reagimos a tal acontecimento.
3º Vida com Significado – nesta fase entendemos o verdadeiro sentido da felicidade e de nossa existência, começamos a nos importar genuinamente com o outro, com o nosso legado e em como queremos ser lembrados quando aqui não estivermos mais. A nossa paixão passa a ser a paixão do outro, inspiramos pelo exemplo, geramos mudança e movimento em nós e em todos a nossa volta. Quanto mais altruístas somos, mais felizes nos tornamos.
Outro fator ligado a felicidade plena é a gratidão. Tudo que acontece em nossa vida é o que precisa acontecer e tem algo a nos ensinar. Gratidão é a lei universal da multiplicação, da reciprocidade e ressonância, tem o poder de criar realidades incríveis e momentos memoráveis.
Nós só temos o momento presente. O que você está fazendo com o seu? Felicidade é uma decisão. Sucesso é uma escolha. Decida ser a sua melhor versão!