“Não aceito as coisas que não posso mudar. Estou mudando as coisas que não posso aceitar.” Angela Davis
O poder de se afastar
A qualidade de nossas decisões está condicionada ao nosso nível de energia que, por sua vez, está condicionado ao nosso estado mental.
Nunca se falou tanto sobre inteligência emocional e as consequências de sua ausência. Impulsividade raramente termina bem em momentos de estresse.
Energia é vida, o nosso combustível primário. Nada elimina mais a nossa energia do que a falta de propósito, do conhecimento de nossos porquês.
Ao analisar os testes de perfis de meus mentorandos, a energia do momento é o primeiro item que observo, seguido pela energia natural do perfil.
A vida é uma montanha russa, há altos e baixos, o bem-estar e saúde mental vem de sabermos navegar estas variações. O problema está em passar muito tempo no baixo, sem a perspectiva da subida.
Talvez ainda pior, seja a ausência do porquê subir, acreditando que todos estão no mesmo barco, que a vida é assim mesmo, que não tem mais solução.
Saiba que esta é a pior mentira que nos contaram: não estamos predestinados a fazer mais do mesmo, podemos escolher romper ciclos, chegar ao próximo nível, sermos pioneiros.
Sempre que percebo estar sem forças ou motivos para seguir, começo a investigar para onde está indo a minha energia, a buscar os “vazamentos”. Eis o meu checklist:
1. Qual a quantidade de energia tenho neste momento?
Há dias em que somos capazes de escalar a mais alta montanha. Há outros nos quais temos dificuldade para sair da cama, e está tudo bem!
O importante é saber identificar estes dias, entender que isto faz parte de ser humano e definir a nossa estratégia para aquele momento.
2. Qual a qualidade da minha energia?
Para mim, a qualidade da minha energia é mais importante que a quantidade: sou movida a porquês. Propósito me ajuda a prosseguir, a identificar os momentos de pausar e recarregar, a ressignificar.
3. Como é o foco da minha energia?
Tenho metas e objetivos claros ou estou me movendo de acordo com o fluxo? Saber onde queremos chegar nos ajuda a não dispersar a energia, quer seja com pessoas ou com coisas fora do nosso alvo.
4. Qual a força da minha energia?
Autoconhecimento é a chave do sucesso. Quando sei quem sou e do que sou capaz de fazer, nada me impede de prosseguir, transformo obstáculos em degraus e sigo cada vez mais resistente, resiliente.
5. Qual o custo da minha energia?
Se algo custa a minha paz e saúde, não vale a pena persistir. Está tudo bem sacrificar alguns fins de semana, encontros, momentos… Está tudo errado em sacrificar meus valores e princípios. Tenha claro os seus inegociáveis!
O nosso estado constrói a narrativa da nossa história, conduzindo a nossa estratégia. A qualidade do primeiro, indica a qualidade de nossos resultados.
Experimente o poder de se afastar do que te destrói, de quem bloqueia ou atrasa o seu crescimento. Mude tudo o que não puder aceitar!