O Poder
da sua História!
Revendo algumas anotações, me deparei com três frases que me fizeram refletir sobre nossa postura, propósito, valor e legado:
- “Pare de ser interessante para as pessoas e torne-se alguém interessado nas pessoas.”
Consegue identificar a diferença? E as consequências?
Gastamos a maior parte de nossos recursos (tempo, dinheiro, conhecimento…) tentando provar aos outros que temos algo a contribuir, a acrescentar.
E com certeza, todos temos! O problema é que estamos tão autocentrados, que esquecemos de nos perguntar se estamos colocando na vitrine algo que de fato agregue valor ao nosso expectador.
Simplificando, será que estou ouvindo, genuinamente, os sonhos de quem se aproxima? Será que posso de fato contribuir ou estou embelezando um improviso para massagear o meu ego?
Quando nos interessamos pelas pessoas, geramos valor para a vida delas. Criamos pontes, parcerias, rompemos limites. O reconhecimento, o dinheiro, o prestígio são consequências naturais do processo; não devem ser o objetivo principal.
A melhor parte, é que todos ganhamos, todos crescemos, nos sentimos realizados, nos tornamos autores da própria história, inspirando outros a seguirem o mesmo caminho.
- “Seus sofrimentos de hoje, serão ensinamentos para outros amanhã.” E olha que de sofrimento eu entendo!
Outra coisa que aprendemos ao deixarmos de tentar ser importante e focarmos no coletivo, é que podemos evitar o sofrimento de muitos ao compartilhar nossos aprendizados.
Melhor ainda, nos poupamos de muitas dores, oriundas da decepção, frustração e desilusão, frutos de nossas expectativas não comunicadas.
Por isso o interesse nas pessoas precisa ser genuíno, sem esperar recompensas ou reciprocidade. Fazemos porque somos capazes de fazer, cientes de que cada um dá o que tem, o que consegue naquele momento. E está tudo bem!
- “As histórias suspendem temporariamente as crenças.”
Que afirmação profunda e necessária! Salvo caso você conhece e tenha algum ‘ranço’ do locutor, histórias tem o poder de nos arrebatar, nos fazer acreditar no impossível, superar crenças e preconceitos.
Histórias nos conectam e nos lembram que somos todos capazes de chegar ao próximo nível, que é possível dar vida aos sonhos, superar obstáculos e construir um mundo melhor.
Que tal começar a usar o seu superpoder hoje mesmo? Inspire, transforme o mundo através da sua história!