O Poder da Resiliência
Tenho visto muitas pessoas procurando por um grande propósito na vida. Se apegando a ideias falidas para provar ser forte e determinado ou, ainda, esperando para agir apenas quando forem capazes de salvar o mundo.
Basicamente, seguem buscando algo que os faça sentir super especial, de modo a preencherem os seus egos. Mal sabem, que propósito é algo diferente.
Você não precisa mudar o mundo. Você só precisa mudar a sua perspectiva de: “O que posso pegar da vida hoje”, para: “Como posso contribuir com a vida hoje?”
Osho, certa vez disse que “não há necessidade de ser importante, a única necessidade é de ser real.” Gosto desta reflexão, ela me lembra da diferença entre resistência, resiliência, insistência e teimosia.
As duas últimas, insistência e teimosia, com frequência são confundidas com resiliência. Um erro que pode custar caro, sendo um caminho sem volta para o fracasso, perdas e dores insuperáveis.
Lembre-se dos seus PORQUÊS e invista a sua energia, é diferente de, simplesmente, gastar tempo em algo. Gosto de pensar que não preciso ser resistente o tempo todo, me dou permissão para desistir do que me estagna.
Resistência é como uma corrida de 100 metros: você pode parar de correr ao fim do percurso, avaliar o desempenho e decidir a próxima atividade.
Resiliência é entender que, mesmo caindo na largada, tenho a opção de me levantar e seguir na prova. Posso até não chegar primeiro, isso não me impedirá de continuar me aperfeiçoando e me fortalecendo para as novas provas.
Insistência é participar de quantas provas fizerem parte da minha rota. Teimosia é perder o mapa e continuar a correr sem um alvo.
Ser resistente e resiliente quando se tem um plano e propósito bem fundamentados, é a combinação perfeita para te conduzir ao sucesso. Basta ser flexível, adaptável e sábio.
Obstáculos ainda surgirão, eles fazem parte da vida. Contudo, eles não abalarão a sua estrutura, nem roubarão a sua energia.
Quando tiver um desafio para resolver, leve em consideração estas três etapas:
PRIMEIRA: Defina um objetivo claro. Quem tem um PORQUÊ, enfrenta qualquer COMO.
SEGUNDA: Identifique o seu diferencial competitivo. Autoconhecimento nos ajuda a atravessar barreiras que parecem intransponíveis.
TERCEIRA: Faça do diferencial a sua maior vantagem. Sempre que bater o medo e a insegurança, lembre-se de quem você é, de tudo que já venceu. Mantenha pensamentos de elevada vibração e siga trabalhando.