O líder deve aprender
a conviver...
Neste artigo, irei compartilhar com vocês, o que eu aprendi ao ler o livro: “Mapa da Liderança – O caminho para o Sucesso”, Editora Proverbo, coordenação de Antonio Cincinato Marques e Ulisses Barros.
Hoje, falo sobre o capítulo 3, Como lidar com pessoas difíceis de Antônio Bertoldo Wzorek.
“Saber ouvir a opinião de cada um é o começo de uma mudança de hábitos, que poderá culminar na melhor maneira de realizar os objetivos.”
O líder deve entender que as pessoas são diferentes, e que suas necessidades também. Os pilares da convivência, sem sombra de dúvidas, são:
– Aprender a fazer, aprendemos diariamente que, para poder cobrar, antes de exigir e ensinar, precisamos saber fazer. Geralmente, as pessoas que precisam ser impactadas são aquelas que não conhecem do assunto ou não o dominam, e insistem em uma ideia que não tem estudo ou base para dar certo ou se transformar em resultados positivos.
– Aprender a conhecer, é preciso conhecer o assunto, tentar aprender algo sobre ele que possa dar sentido ao caminho a ser percorrido. Quando se tem interferência pessoal negativa em um processo de execução, a caminhada para chegar onde queremos se torna cansativa, chegando a contaminar a equipe que busca resultados para todos
– Aprender a conviver, a cada dia que tentamos mudar o jeito ou maneira de ser destas pessoas nos tornamos mais fortes e preparados para que possamos aprender com aquilo que tentamos mostrar, a sermos mais humanos e, de fato, aliviar o nosso fardo na convivência.
“O líder para se conectar, primeiro deve servir, dando apoio incondicional”
Mauro Moraes