“Prazer, Sandra Rejane Estevam, mãe, esposa dando continuidade no berço de ouro que recebi na infância, empreendedora, protagonista de qualidade de vida, atleta amadora de ciclismo, escritora, palestrante, assistente social, coach de Saúde e Bem Estar. Te convido a vir comigo, se cuidar.”
Mulheres Eternas: Sandra Estevam
Sandra estevam nasceu no hospital da primeira cidade de Minas Gerais, Mariana. Era uma quarta-feira, 30 de junho de 1976. Naquele tempo, muitas mulheres tinham seus filhos com parteiras, porém, como a família de Sandra morava pertinho do centro da cidade, Sandra e seus dois irmãos tiveram o privilégio de nascerem no hospital.
Aliás, Sandra se considera uma pessoa privilegiada por várias razões, especialmente, por nascer em uma família repleta de amor e muito cuidado, e ter até hoje, lembranças do nascimento, como, por exemplo, a primeira receita, guardada com muito amor por sua mãe.
Ela é a primeira filha de um casal sonhador, pois, enquanto construía uma família, seu papai abraçava a responsabilidade de encarar o desafio de realizar junto outro sonho; empreender na cidade de Mariana, numa época em que esse termo ainda não era utilizado.
E assim, com o nascimento da primeira filha, nasceu, também, um empreendimento: uma das primeiras oficinas mecânicas da cidade. Uma cidade em que, na época, existiam somente cinco veículos. Imaginem quantos desafios essa família enfrentou…
O tempo foi passando, e em meio as graxas, óleos e peças de motor, a família foi crescendo. As realizações dos sonhos foram ocorrendo com muito suor, lágrimas, lutas árduas; mas, também, com muita alegria e muito amor envolvido. Afinal, tudo em seu início é com muita luta mesmo, para que se possa colher os resultados desejados.
Nunca faltou cuidado, amor, atenção, tempo para passear, ser ouvido, entendido, respeitado. Tinha o momento das histórias contadas no quarto antes de dormir, diversas brincadeiras, ajuda da mamãe na hora das lições da escola… momento de juntar dinheiro para comprar uma roupa nova ou a boneca que nem sempre era da Estrela, mas no próximo aniversário ou natal, aquela boneca dos sonhos chegava.
Grandes momentos, passeios… vida simples, de muita luta, muita oração do papai e da mamãe, e bênçãos de Deus sobre essa família linda. Sandra e seus irmãos foram educados na regra da humildade, integridade, amor e muita fé. E Sandra gosta de dizer que, “nasceu em berço de ouro”.
Na vida adulta, ela teve a certeza que o propósito que devia abraçar era de cuidar das pessoas, inspirar e instruir com o seu exemplo de vida simples, marcada pelo amor.
Hoje, por gratidão e construção, Sandra carrega um sorriso largo no rosto, uma voz alta que ecoa a todo canto, dizendo que vive em constante estado de alegria e gratidão por tudo que recebeu, cercada de tudo que se tornou motivador e positivo em sua vida.
Seu coração transborda de alegria, certificando o seu propósito que é passar o resto da vida ajudando outras pessoas a buscarem a sua essência, a se tornarem sua melhor versão.
E nessa trajetória de ajudar a cuidar, foram 20 anos entre a teoria e a prática de um trabalho na área da saúde, como técnica de enfermagem do trabalho, resgatando esperanças, trabalhando a cura, auxiliando nos momentos de dor e também na chegada de novas vidas.
Apesar de amar sua profissão, uma inquietação enorme vinha de dentro do coração de Sandra, e um pensamento a surpreendeu: “FALTA CUIDAR DE VOCÊ”. Nessa hora, ela percebeu que na correria do dia a dia não existia um tempo para o autocuidado.
Então, veio a dúvida sobre estar abraçando realmente o verdadeiro propósito, pois ao olhar para dentro, Sandra não se encontrou. Prestou atenção nos detalhes e descobriu que não se olhava mais no espelho, as roupas já não eram as que ela gostava de usar, e apesar de amar fotos, já não as tirava.
Sandra percebeu que estava se doando por inteiro aos outros, mas havia esquecido de si. Nas palavras dela:
“Nesse momento, bateu o acorda para a vida! Percebi que minha autoestima estava baixa, o peso elevado e eu fugia de tudo que falava sobre bem-estar e qualidade de vida. Nossa! Me perdi, cuidando somente do outro…
A virada de chave foi inverter a ordem de prioridade há exatos nove anos, registrando na data deste relato, 04 de setembro 2023, passei, então, o meu cuidado para o primeiro lugar, levantei crenças que estavam bloqueando os meus passos, criei estratégias de cuidado, fui disciplinada, busquei motivação naquele berço de ouro que recebi, respeitei o que já estava dando certo, corrigi o que não era para ser, precisava agora me tornar PROTAGONISTA DE QUALIDADE DE VIDA, pois falava de saúde para o outros e não praticava.
Então, coloquei a minha saúde em primeiro lugar, mudei a alimentação, passei a dormir melhor, dei ao outro o NÃO que precisava dar e me envolvi no meu SIM libertador. Com isto, virei EXEMPLO DE ASSIDUIDADE E CONSTÂNCIA NA VIDA ATIVA SAUDÁVEL, merece letras maiúsculas.
Os caminhos percorridos até aqui, não foram fáceis, mas não tem nada fácil na vida, dizia também meu papai; alguns caminhos foram construídos, colocava os pés e sentia realmente Deus colocando o chão, e assim realizei novos sonhos, antes inimagináveis.
Comecei a empreender, abracei o que a vida toda eu pensava e vim para ser; palestrante, orientadora, aquela pessoa que ajuda na orientação dos passos que possam trazer transformação e sucesso para vida das pessoas e não só com palavras, que também é um dom que recebi de Deus, mas superando os limites constantemente me tornando também, atleta amadora, um presente que ganhei em meio a assiduidade e constância aplicada na vida de cuidado.
Hoje atuo deixando nas pessoas, não só as palavras que Deus me envia para quebrar mais e mais as minhas crenças, mas também ações, colocando todas elas em prática, inspirando e motivando com o que EU FAÇO, pois impacta e mobiliza realmente o outro, os resultados que trazem transformação e sucesso para a vida, sendo um convite direto ao cuidado.
Hoje levo uma vida PLENA E CONSTANTE DE CUIDADOS PARA COM A SAÚDE, sendo protagonista de qualidade de vida, saí da plateia, vim para o palco onde era verdadeiramente o meu lugar, me apresento como mensageira das palavras enviadas por Deus para quebrar crenças, sendo assim, me tornei escritora, aplicando na minha vida a tarefa de dizer e viver: SOU HOJE O RESULTADO DA MUDANÇA QUE PROPONHO AS PESSOAS.
Para saber mais tem que vir junto comigo, ACOMPANHAR nas redes sociais, na página DOM TREINAMENTOS E PALESTRAS ou me encontrar pessoalmente, participando de nossas rodas de conversas, encontro de mulheres, treinamentos e mentorias.”
História enviada por Lana Amaral
“Em cidade do interior sempre tem histórias que envolvem simplicidade, riquezas não apenas naturais, mas essenciais: riqueza do modo simples de viver, oferecendo e colhendo amor, paz e tranquilidade; riqueza de saber que felicidade é ter amigos de verdade, ou melhor, viver na certeza de poder contar com a presença de pessoas que estendem as mãos quando precisamos; riqueza de ter uma mãe presente para cuidar, educar… corrigir; riqueza de ter pés livres no chão sentindo a terra, infância de brincar de boneca, de amarelinha, de ver a bola rolar no terreiro”. Sandra Estevam.
One Reply to “”