“A Lana é aquela pessoa com o dom de melhorar o seu dia, de trazer esperança… de estender uma mão amiga, não importa o tamanho do desafio!” Daniela Larangote
Mulheres Eternas: Lana Amaral
“Eu, Rosilane Amaral da Silva ou simplesmente, Lana Amaral, nasci em 04 de julho de 1972, na pequena cidade de Paracambi, no estado do Rio de Janeiro.
Sou a primeira filha de um jovem casal, Silas e Adma. Quando nasci, meu pai estava com vinte e três anos e minha mãe com dezesseis. Meu avô materno costumava dizer que eu havia dado grau à toda família. E eu gostava de ouvir isso, me sentia importante e amada.
Apesar da pouca idade e da origem humilde, meus pais se esforçaram para dar um lar e uma vida confortável a mim e aos meus irmãos, e assim, fui criada com princípios e valores cristãos, e aos poucos fomos melhorando nossa situação financeira.
Em junho de 1977 nos mudamos para a casa onde morei até os vinte anos, construída pelo meu pai e meu avô paterno.
Tive uma boa infância, morava numa boa casa, tinha comida, roupas, brinquedos, fiz o ensino fundamental em escola particular e tinha uma família com pai, mãe, irmãos, avós, tios e primos; no entanto, sempre fui extremamente tímida e sensível.
Quando eu estava com quinze anos, meus pais se separaram, ele foi morar com outra mulher, com quem se casou e teve uma filha. Minha mãe arrumou um namorado, que foi morar na nossa casa, e ela parecia ter se transformado em outra pessoa.
Acredito que ela queria aproveitar todo o tempo que julgava ter perdido, pois sempre teve muita responsabilidade, privações e limitações impostas pela família e também pela religião, no entanto, essa situação me trouxe muito sofrimento.
Hoje entendo que eu não sabia lidar com as situações, não tinha inteligência emocional e estava completamente perdida em meio aos meus sentimentos. E que minha mãe, mesmo sendo quase uma menina, sempre foi a melhor mãe que eu poderia ter tido, sempre me protegeu, me amou, me guiou pelo caminho da verdade e me ensinou a amar.
Cinco anos após a separação dos meus pais, numa noite próxima ao natal, tive um encontro não planejado com um ser que havia esquecido sua essência Divina. Sofri uma violência física, mental e emocional. Esse fato trouxe novas e grandes mudanças para minha vida e para a vida da minha família.
Minha irmã e eu viajamos para o interior de Minas Gerais e ficamos morando na casa de uma prima até minha mãe conseguir vender nossa casa e comprar outra na cidade em que estávamos.
Devido às mudanças na economia do Brasil, a criação do plano Real logo após a venda da casa e o alto custo de moradia em Mariana, nosso padrão de vida sofreu uma grande queda, e de certa forma, eu me sentia culpada.
Voltando minha história para a vida profissional, apesar da insegurança e timidez, ou talvez por causa delas, desde a adolescência, trabalhei por conta própria. Já vendi picolé e doces na Central do Brasil; tive barraca de roupas na feira; barraca de brinquedos no ponto do ônibus em Paracambi; barraca de bijuterias em Mariana; além de trabalhar com diversos catálogos, como Avon, Natura, Boticário, Jequiti, Hermes, entre outras.
Fui uma aluna “perfeita”, aquela que faz todas as tarefas, tira boas notas, não dá nenhum trabalho, não conversa na sala de aula e jamais questiona qualquer coisa. Sempre gostei de ler, escrever e aprender sobre diversos assuntos, tive alguns empregos temporários: fui auxiliar em uma rádio comunitária, auxiliar de secretaria numa Escola Estadual e professora de História na Prefeitura de Mariana, onde atuei por seis meses, no segundo semestre de 2011.
Não sei exatamente quando, mas em algum momento, comecei a perceber que estava presa no passado, nas dores e traumas vividos e minha vida estava estagnada.
Minha inabilidade emocional parecia piorar, me sentia sozinha, confusa e insegura. Meus relacionamentos estavam se deteriorando, minha saúde física, mental e emocional estavam em risco. Sendo bem sincera, me sentia enlouquecendo e perdendo a alegria de viver.
Eu era plateia da minha vida, e embora estivesse insatisfeita com a situação, não fazia absolutamente nada para mudar e nem fazia ideia do que poderia fazer.
Faltava dinheiro, felicidade, amor-próprio, sucesso pessoal, saúde física e principalmente emocional.
Sobrava culpa, insegurança, medo, solidão, carência afetiva e uma profunda dor que eu não compreendia e acreditava que ninguém conseguiria compreender também.
Foi no auge dessa dor, que percebi ter mais passado do que futuro e que precisava de ajuda. Ao buscar ajuda, fui apresentada à genuína gratidão e ao mundo do desenvolvimento pessoal, que me fizeram perceber que os problemas eram internos e que eu não estava me fazendo digna do milagre que é viver.
Aprender a olhar para a minha história de vida com gratidão, me fez compreender que sou A Filha Muito Amada de um Deus que é Pai Amoroso, e que Ele me fez à sua imagem e semelhança, portanto fui criada para a felicidade, a prosperidade, a saúde, o amor e o sucesso.
Essa certeza me permite e me impulsiona a ser tudo o que nasci para ser, pois os sonhos de Deus são ainda maiores e melhores que os meus.
Percebi, a tempo de mudar a minha história, que não estou neste mundo apenas para dormir, acordar, trabalhar e pagar contas.
No processo de busca da minha cura interior e exterior, eu descobri o meu propósito de vida. Hoje sou escritora, autora do livro “Seja tudo que você nasceu para ser” e do E-book “Assuma o protagonismo da sua vida”, coautora desta obra que você está lendo, onde trago histórias de mulheres comuns e extraordinárias, mulheres com histórias inspiradoras, mulheres que estão construindo um legado para a posteridade e que por isso se tornaram “Mulheres Eternas”.
Sou parceira da Let’s Sum, palestrante e mentora de mulheres, apoiando-as e apontando o caminho da transformação, do resgate da autoestima, do despertar da verdadeira essência, da construção de uma vida mais leve e feliz, a fim de realizarem o propósito para o qual foram enviadas a este mundo.
Atualmente possuo três palestras-chave: 12 passos para construir uma vida com propósito; Saia da plateia e Feedback assertivo: um passo a passo para uma comunicação poderosa e tenho também um canal no YouTube onde falo de temas relacionados ao desenvolvimento humano.
Como parte do meu propósito, deixo uma mensagem e duas perguntas à todas as pessoas, especialmente às mulheres, que lerem essas palavras: você é uma filha amada de um Pai Amoroso, que te criou à imagem e semelhança d’Ele, para que você seja feliz, próspera e saudável. Ele te deu dons e talentos, para que você os multiplique e faça a diferença no mundo.
Então, encontre as suas respostas para as perguntas a seguir e entre em ação!
1. O que você tem feito com seus dons e talentos?
2. Como você quer ser lembrada(o) quando não estiver mais aqui?”
“Querida Lana, tem sido um grande prazer contar com a sua parceria e apoio nesta jornada! Desejo que a sua história e constante trabalho, inspirem e ajudem a transformar vidas por onde passar.” Daniela Larangote
Que saber como a Lana pode ajudar em sua jornada? Vem conferir o seu currículo e contatos!
I’ve been surfing online greater than 3 hours nowadays, yet I by no means discovered any fascinating article like yours. It is lovely value enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made excellent content material as you did, the internet will likely be much more useful than ever before.
Glad to know! I believe that, if we give enough good examples, with time, we can see great changes 🙂
Uauuu Lana querida, eu sei muito de sua história, e sei o quão talentosa e dedicada em tudo que você faz, que orgulho de vê tudo o seu trabalho e mudança de vida. Que alegria de ser sua amiga e compartilhar lindos momentos que ficam nas memórias para contar. Desejo todo o sucesso na sua vida e que você possa se realizar em todas as áreas de sua vida. Conte comigo sempre!
Meu Deus que brilhante, ao ler me vi sentada com vc na sala da casa que morei à cima da sua e vi o qto vc fez diferença, seus grupos, seus propósitos, sua escrita para a pessoa que sou hj.
Gratidão querida, fico muito feliz por contribuir com sua jornada. Me emocionei com suas palavras .