Mentoria Vuei IFMG
Ribeirão das Neves
Com o tema, “Transformação Social a partir do Empreendedorismo”, segunda, 19/02/2024, foi dia de conhecer e mentorar o Time Vuei da IFMG Ribeirão das Neves. Que momento incrível!
Compartilhamos experiências, conhecimentos e iniciativas; descobrindo que empreender muda realidades, transforma vidas e vai muito além de, simplesmente, registrar um CNPJ.
Ficou de fora deste encontro ou quer relembrar os pontos principais? Vem conferir um pouco do que aconteceu por lá!
Prazer, Daniela! Perdi o cabelo das fotos acima, mas jamais perderei a fé na vida e a certeza de que precisamos de mais atitudes inspiradoras, perfeitas ou não (perfeição é um processo sem fim), do que de críticas e busca dos culpados por fracassos e problemas atuais. Só alcançaremos equidade e prosperidade, quando mudarmos o foco de “o que eu posso ganhar com isso?” para “o que posso contribuir com isso?”.
Modismos são perigosos, principalmente, quando alguém de caráter “flexível” descobre uma vulnerabilidade da massa e começa a explorá-la em benefício próprio, sem se preocupar com as consequências a longo prazo na vida de seus “clientes”.
Infelizmente, este movimento usurpador chegou a todas as esferas sociais: política, religiosa, empresarial, emocional, educacional, familiar…, sem perceber, fomos substituindo valores imateriais milenares, por uma uma vida material de glamour e ostentação que, apesar de sedutora, pode nos matar ao longo do caminho. Precisamos resgatar o que de fato importa!
Segundo o Fórum Econômico Mundial, “a desinformação é o principal risco para a humanidade até 2026”; eu acrescento a isto, por experiência própria, a falta de identidade e inversão de papeis sociais – o que acaba sendo uma consequência da desinformação, ainda assim, vale o risco da redundância!
Precisamos resgatar a nossa identidade e valores coletivos. Palavras podem até ensinar, mas o exemplo, ahhhhh o exemplo, ele tem o poder de impactar e multiplicar, de perpetuar o crescimento ou a destruição. Hora de ser coerente, não pode haver hiatos entre a nossa fala e a nossa prática.
E você, já pensou em como pode gerar impacto durante e após a sua graduação? Crie, conecte, compartilhe, melhore, incentive, ajude… Nem sempre o CNPJ será o seu, e está tudo bem. O importante é NUNCA PARAR DE SONHAR!
Servir como estilo de vida!
Empreender sempre esteve no meu DNA, mesmo não conhecendo, ou usando, esta terminologia. Mais do que gerar receita e mudar de vida material, sempre busquei melhorar a alma, os relacionamentos, deixar a vida mais leve. Foram várias tentativas e seguimentos, até chegar no que hoje é a Let’s Sum. Ufaaa!
Passei os últimos anos refletindo: se algo está bom só para mim, qual é o sentido da vida? Precisamos de mais pessoas dispostas a fomentar o desenvolvimento coletivo, principalmente quando conseguimos uma forma, honesta e digna, de quebrar ciclos limitantes.
Agora que você já sabe que eu amo servir, partilhar e ensinar, deixarei dois vídeos para você se inspirar e começar a escrever a sua nova história. Have fun!
Let's Sum & Vuei 2024:
Se esta é sua primeira vez por aqui e ainda não conhece a nossa parceria com o Vuei, bem-vindo(a) a este universo incrível! Estamos indo para o terceiro ano de aventuras e descobertas, inspirando e sendo inspirados por brilhantes jovens universitários! Yeeaaaaayyyyy \o/
Em nosso encontro de segunda, falamos sobre a edição especial Vuei do livro Diga Sim e apresentamos o Projeto Mulheres Eternas (breve novidades o/ você também poderá eternizar a história de mulheres que mudaram a sua vida!); contando com a participação de algumas das mulheres homenageadas no volume 1.
Elas compartilharam dicas e suas razões para seguir empreendendo, inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo. Além das mensagens que compartilharei a seguir, você pode baixar o e-book e conferir todas as histórias na íntegra. Envie para seus contatos! Vamos espalhar esperança por aí 🙂
*Clique nas imagens para baixar os e-books.
1. Quem é você, em qual área e há quanto tempo empreende? “Sou Lana Amaral e comecei a empreender na informalidade ainda na adolescência, tive barraca de roupas, de brinquedos e de bijuterias. Vendi picolé e doces na Central do Brasil, fui revendedora dos catálogos Avon, Natura, Boticário, Hermes, Jequiti e vários outros. Hoje sou empreendedora no ramo do desenvolvimento humano, escritora, palestrante, mentora de mulheres e agente de transformação humana.”
2. Qual foi a sua maior dificuldade até aqui? “Como empreendi de diversas formas e em diferentes áreas, tive pelo menos três grandes dificuldades: como ambulante precisei vencer a vergonha e o medo do julgamento; como revendedora de catálogos, e principalmente quando abri uma pequena loja na minha casa, precisei enfrentar o pesadelo da inadimplência; e hoje, empreendendo com desenvolvimento humano, enfrento a dificuldade de precificar, efetuar a venda, mostrar para as pessoas que os meus produtos e serviços (livros, palestras, treinamentos e mentorias) podem transformar a vida delas, possuindo um valor muito maior do que o preço.”
3. Qual o maior aprendizado? “Aprendemos o tempo todo, concordo com a Sandra quando ela diz que nos tornamos resilientes, e ficamos também mais persistentes, corajosos e criativos, entre outros. Mas, hoje, o meu maior aprendizado é quanto ao valor e a importância de se fazer um bom Networking (não apenas uma troca de cartões, muito menos ser interesseiro e usar as pessoas), mas pensar no que eu tenho a oferecer e ter um interesse genuíno pelo ser humano, assim abrimos as portas para as parcerias e para a mágica acontecer.”
4. Quais os desafios futuros e o seu conselho para quem está iniciando? “São muitos os desafios enfrentados pelo empreendedor e alguns desses desafios diferem de uma área para outra. Falando da minha área, continua sendo mostrar para as pessoas que elas precisam do que eu tenho a oferecer, me tornar autoridade para depois ser reconhecida, requisitada e, consequentemente, remunerada. É um trabalho de formiguinha, que exige foco, consistência e busca constante de aprendizado. Então, meu conselho é que não desistam dos seus sonhos: vai ser difícil, vai doer, mas, vai valer a pena.”
5. Você faria tudo de novo? Por quê? “Com certeza, porque esse é o meu propósito de vida, o legado que desejo deixar para a humanidade, a minha a forma de fazer a diferença no mundo, de ser tudo que eu nasci para ser.”
1. Quem é você, em qual área e há quanto tempo empreende? “Sandra Rejane Estevam, Marianense, empreendedora desde 2019. Palestrante, Coach de Saúde e Bem estar, Treinadora da melhor performance pessoal, Escritora. Sócia da loja de Presentes personalizados Bem Bolado.”
2. Qual foi a sua maior dificuldade até aqui? “Transformar o meu propósito de ajudar pessoas, de contribuir e de gerar resultado na vida do outro, em um trabalho que traga resultado financeiro sustentável e que me permita seguir ampliando e replicando conhecimentos/experiências.”
3. Qual o maior aprendizado? “Ser RESILIENTE, aplicar técnicas novas e experimentos constantemente, aprendendo com erros e tropeços. Repetir quantas vezes forem necessárias, comemorar os pequenos resultados, aprender com quem sabe mais, somar com quem realmente vem pra SOMAR.”
4. Quais os desafios futuros e o seu conselho para quem está iniciando? “Conseguir construir cada vez mais credibilidade e confiança; reforçar uma entrega poderosa, singela, com humildade, profissionalismo e amor. E como CONSELHO: FAZER O QUE PRECISA SER FEITO, COM A CONDIÇÃO QUE SE TEM PARA O MOMENTO, ir com medo mesmo, mas confiante no propósito, REPETIR, INSISTIR, VIVER O PRESENTE, AGRADECER PELO PRESENTE 🙏”
5. Você faria tudo de novo? Por quê? “SIM. É o que VIM FAZER AQUI NA TERRA, inspirar e ajudar as pessoas a encontrarem a sua melhor versão, sair da platéia e vir ocupar o primeiro lugar no PALCO DA VIDA.🌟🫶🌹”
O João Leite também esteve presente, deixando valiosas dicas para nós:
- Rede de Contato: visitar repúblicas com esse objetivo, era o que a sua filha fazia em Ouro Preto, fato que o inspirou em suas atividades profissionais.
- Planejamento Estruturado: pode ser difícil no início, mas, quando bem elaborado/seguido, ter claro o seu projeto de vida, faz toda a diferença! Tenha um plano imediato e para o futuro (de 5, 10, 15, 20, 25…anos), o que fizer sentido em cada etapa de sua jornada.
- Não existe sorte: existe o sincronismo entre uma oportunidade e uma pessoa preparada. Aproveite bem o seu tempo!
- Accountability: somos os únicos responsáveis por nossos erros e fracassos. Quanto mais cedo entendermos isto, mais crescemos e contribuímos com todos a nossa volta!
Estou muito feliz e grata por ser co-autora do Mulheres Eternas e pela oportunidade de participar desse momento incrível de troca de experiências e conhecimentos.
Com certeza a educação e o empreendedorismo são fontes de transformação do ser humano, que ao se transformar, transforma o mundo a sua volta.