Control is an Illusion!
Já percebeu que a receita perfeita para perder o controle é querer estar sempre no controle de tudo?
Ahhh Daniela, mas você não diz que é preciso ser responsável por sua vida? Sim, e continuarei a dizer!
O que também precisa ser dito é que, neste caso, controle é diferente de responsabilidade. Precisamos entender o contexto antes de inferir sentidos e significados fixos aos termos.
Você pode pilotar/controlar o seu carro, jamais o trânsito inteiro ou o comportamento dos demais motoristas.
Você é responsável por seu veículo. Se os demais carros estão com a manutenção ou documentos atrasados, isto é outra história, fora do seu controle.
Ainda assim, é uma história que precisa ser contada, revisada e propagada, sempre. Como educação, como cooperação, como exemplo…
A autorresponsabilidade aliada ao autocontrole, eventualmente, reverbera no todo e somos capazes de equilibrar o conjunto a partir de pequenas atitudes diárias, individuais.
A melhor forma de manter o controle é educar pelo exemplo, é ser responsável pela conscientização do todo enquanto se é responsável pela própria garagem.
Todo edifício começou com o alicerce, foi grande por dentro antes de ser imponente por fora. E se conseguirmos seguir o exemplo?
E se a nossa fundação for tão sólida e inspiradora que controlaremos o todo mesmo sem perceber? Mesmo sem querer, mesmo sem mais existir…
Seja próspero… seja eterno! Vamos juntos?