Construindo Excelência com Propósito!
Quantas vezes podemos dizer que somos, de fato, livres?
Faça uma busca rápida, nos fatos recentes e se responda honestamente: você agiu ou simplesmente reagiu às suas emoções?
É fato que, até o presente momento, é impossível controlar nossas emoções. Somos humanos! Somos e seremos bombardeados por inúmeras variantes fora do nosso controle.
Isto posto, o que podemos fazer é controlar nossas atitudes frente às nossas emoções. Fácil? Definitivamente não! Possível? Sim! Para mim, é um dos melhores “superpoderes” proporcionados pelo autoconhecimento.
Why | What | How
O meu trio favorito: Porquê (Why), O que (What), Como (How). Quando entendemos o poder desta combinação, fica mais fácil seguir fiel aos nossos princípios e valores.
Costumo dizer que não faço apenas o que gosto. Contudo, só faço o que quero, mesmo não gostando da tarefa. Isso só é possível porque tenho clareza do meu propósito, de onde quero chegar, da pessoa que quero me tornar…
Quando definimos o nosso PORQUÊ, nossos olhos se abrem para o que precisamos fazer e o como se torna consequência de nossas escolhas e decisões.
Aos poucos, percebemos quem precisa ir e quem fica, o que não nos cabe mais, o que precisa morrer para que a nossa alma floresça.
É importante pesquisar, se inspirar… MAS, ainda mais importante, é construir a nossa própria base. Valores são nossos guias para a vida!
"Quem planta tâmaras não colhe tâmaras!"
Existe um ditado que diz: “Quem planta tâmaras não colhe tâmaras.” Isso porque as tamareiras (em seu processo natural) levavam entre 70 a 100 anos para produzirem os primeiros frutos.
Certa vez, um jovem encontrou um senhor plantando tâmaras e logo perguntou:
– Por que o senhor planta tâmaras se o senhor não vai colher?
Um tanto quanto triste, o senhor respondeu:
– Se todos pensassem como você, ninguém comeria tâmaras.
Quem tem sido você? O jovem ou o senhor? Hoje a tecnologia reduziu este prazo (da colheita) para cerca de 10 anos. Ainda assim, permanece o legado da empatia e cuidado coletivo. Quiçá não o deixemos morrer!
Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que sirvam para todos. Nossas ações hoje refletem o futuro… Se não é tempo de colher é tempo de semear.
Seja tão bom de modo que seja impossível te ignorar, ignorar a sua mensagem. Assuma a responsabilidade por suas decisões e construa uma vida da qual você jamais deseje tirar férias:
- Cuide da própria vida sem culpa, sem querer provar algo a alguém;
- Reconheça os erros e peça perdão;
- Tenha a felicidade como consequência;
- Perca o medo de errar;
- Compartilhe sonhos e desejos com “os de verdade”;
- Você é mais do que você pensa que é. Encontre-se e NUNCA PARE DE SONHAR!