“Sou grata por tudo. Me sinto privilegiada por Deus ter me escolhido para viver tudo isso. Pois são as experiências que me moldam, me transformam e me permitem viver coisas nunca imaginadas. Como, por exemplo, ter recebido o convite para ter minha história contada nesse projeto. Deixo aqui a minha gratidão a cada um dos envolvidos e o meu carinhoso abraço!” Alessandra Maria André Borges
Mulheres Eternas: Alessandra Borges
Alessandra Maria André Borges é uma mulher determinada e resiliente, que viu a vida tecer seu caminho em um cenário humilde, mas rico em amor e superação. Nascida em 1990 na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, ela traz consigo uma história que reflete a força de sua jornada.
Alessandra é mãe de dois meninos de sete anos, ambos com deficiência motora. Seu esposo, Fernando, com quem está casada há doze anos, vem desempenhando o papel de administrador das despesas do lar.
A casa é confortável, a alimentação é boa, eles se vestem com dignidade e são gratos pelo que possuem, mas não sobra dinheiro para investir em seus sonhos, como, por exemplo, nas melhorias que vislumbram para sua casa.
Criada como filha única até os dez anos, e com uma mãe bastante rígida, Alessandra ansiava por companhia para brincar. Porém, quando seu irmão nasceu, ela já estava na fase de não querer ser criança, então a relação com ele foi mais de cuidado do que de brincar. E nesse contexto, foram nas visitas à casa da avó materna e nas brincadeiras com as primas que as lembranças mais duradouras da infância se enraizaram.
A família de Fernando sempre morou na casa em frente à sua, e ela se tornou amiga da atual cunhada, que a convidava para acompanharem os shows de seus irmãos, que são músicos. Com uma diferença de idade notável, o relacionamento entre eles foi crescendo gradualmente.
Aos quinze anos, Alessandra começou a namorar Fernando e cinco anos de namoro precederam um casamento repleto de amor. Antes de completarem cinco anos de casados, enquanto ela concluía o curso de Pedagogia; Felipe e Alan nasceram prematuros, de trinta semanas, e ficaram internados durante 42 dias.
Sempre determinada, mesmo diante do diagnóstico de paralisia cerebral dos meninos, Alessandra encontrou forças para concluir sua graduação e iniciar sua carreira como professora. Por cinco anos, ela se dedicou à educação, até que recentemente, seu contrato com a prefeitura de Mariana foi interrompido.
A “A&F Sensações Despertadas em Aromas” nasceu no período pandêmico, quando, em uma conversa, Alessandra e Fernando pensaram no que poderiam fazer para ter uma renda extra e, consequentemente, manter a saúde mental de Alessandra, que estava se sentido esgotada, ansiosa e angustiada diante dos desafios diários.
Aos poucos, ela foi percebendo que passou a vida se dedicando, exclusivamente, a ser tudo (mãe, esposa, professora, dona de casa), menos a ela mesma e, hoje, se encontra em um processo contínuo de resgate da própria essência.
Enquanto o calendário marca o dia 24 de agosto de 2023, ela enfrenta um período de desemprego, que a desafia a olhar para dentro de si e redefinir seus objetivos.
Apesar de amar ser professora, Alessandra não planeja voltar ao mercado de trabalho tão cedo. Ela está determinada a dar uma nova direção à sua vida, buscando a independência financeira e a realização através de sua paixão pela saboaria artesanal.
Com a mente ágil e as mãos hábeis, ela criou a “A&F Sensações Despertadas em Aromas” como um refúgio de criatividade e crescimento. Ainda que as demandas diárias, como o cuidado de seus filhos e o empreendimento familiar, tenham reduzido a frequência de suas postagens nas redes sociais e planejamento estratégico, a qualidade de seus produtos e os elogios dos clientes continuam a encher seu coração de orgulho.
Os desafios enfrentados por Alessandra moldaram sua visão de mundo e a trabalharam para se colocar em primeiro lugar, percebendo a importância de se cuidar para cuidar dos outros. Ela sabe que a jornada é contínua, e embora a autodescoberta ainda esteja em progresso, ela trilha esse caminho com uma confiança renovada.
O capítulo mais recente dessa história é a busca por tratamento para seus filhos, envolvendo viagens e sessões de aplicações de células-tronco. Alessandra e Fernando depositam sua esperança nesse caminho, buscando ver seus filhos caminharem e se tornarem independentes. Unidos pela fé, eles lançaram uma campanha para viabilizar esse tratamento.
Nesse turbilhão de sonhos e realidades, Alessandra acredita que cada experiência, por mais difícil que seja, contribui para sua evolução e crescimento. Sua fé é inabalável, e assim, ela permanece agradecendo e aproveitando todas as oportunidades e possibilidades que a vida lhe oferece.
One Reply to “”